CLT ou MEI ? tudo é uma questão de escolha, e o que o individuo melhor se adapta; com o desemprego, as pessoas descobriram que é possível serem donos do seus próprios negócios.
Para garantir seus ganhos, muitos optaram para ser um micro empreendedor individual o (MEI), pagando uma taxa por mês, podendo emitir nota. Assim mesmo, com um limite máximo de ganho anual, é perfeito para muitos que não tinham com trabalhar e garantir um salário e uma aposentadoria.
Então, qual é o melhor, CLT ou MEI para o trabalhador?
Nem todo mundo tem a disposição para ser um MEI, pois é o próprio trabalhador que tem correr atrás de clientes e executar os trabalhos ou vendas, colher os feedbacks e controlar suas próprias margens de lucros.
Muitos optam pela carteira assinada, que é a garantia de recebimento no mês, mesmo sendo as vezes um valor bem menor, mas garantido.
Tudo está no seu controle, e no que é capaz. Portanto se não tem um espirito empreendedor, fica muito difícil ser um MEI, seria mais garantido ser um funcionário de carteira assinada. No cosa do MEI não é necessário contratar um contador, mas é bom ter um acompanhamento quando seu negócio começar faturar mais do que o teto de rendimento.
Projetos de Leis querem mudar o MEI, por que? Uma coisa que deu muito certo, querem mudar pra que? mas este é assunto politico, que cabe em outras plataformas de conversas.